Cisamapi promove reunião para tratar sobre Programa de Saúde Ocular nas escolas

O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião do Vale do Piranga (Cisamapi) reuniu-se, nesta terça-feira (27), com representantes das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, respectivamente, de Minas Gerais e Ponte Nova, para tratar sobre as atribuições e competências do setor saúde e educação, no âmbito do Programa de Saúde Ocular dos educandos da rede pública de educação básica de Minas Gerais. A iniciativa faz parte do Sistema Único de Saúde (SUS-MG), nomeado Programa Miguilim.

O Programa visa garantir melhor rendimento escolar e detectar precocemente possíveis problemas que possam comprometer o desenvolvimento e aprendizado dos estudantes. O financiamento contará com recursos federais, estaduais e municipais, refletindo o compromisso conjunto das esferas governamentais com a saúde e educação de qualidade.

Em abril, será realizado um seminário com a finalidade de capacitação dos professores em detectar algum possível problema ocular nos educandos. Estes serão encaminhados para a triagem nos municípios, ficando sob responsabilidade do Cisamapi a contratação de empresas para a realização de consultas oftalmológicas e a concessão de óculos. O objetivo será corrigir erros de refração e promover, assim, uma melhor saúde ocular e um desempenho escolar mais eficaz. Trata-se de um passo significativo na busca por uma educação de qualidade e pela promoção da saúde dos discentes da rede pública de ensino em Minas Gerais.

Estiveram presentes na reunião, representando o Cisamapi: secretária executiva, Maria Regina Carvalho; a agente de contratação, Rakelly Evangelista Georgino; e a assessora jurídica, Sabrina Martins Teixeira.

Também participaram da audiência: a secretária municipal de Saúde de Ponte Nova, Kátia Jardim de Carvalho Irias; a superintendente Regional de Saúde, Josy Duarte Faria; Referência Técnica da Superintendência Regional de Saúde, Danilo Júnior Teixeira Severino; e a estagiária da Coordenação de Atenção à Saúde da Superintendência Regional de Saúde de Ponte Nova, Milena Anselmo Lopes.