Quem Somos

O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião do Vale do Piranga (Cisamapi) foi criado em 1995, para garantir o direito e o acesso aos serviços de saúde nos municípios participantes. As prefeituras e secretarias de saúde associaram-se e uniram esforços para cumprir a Constituição Federal, que versa sobre este direito fundamental à população.

Desta forma, equipamentos e recursos humanos puderam ser melhor utilizados, reduzindo a necessidade de aquisição de equipamentos especializados pelos municípios, gerando economia nos processos de compra e contratação de serviços. Esta medida permitiu aos cidadãos serem tratados em sua região, evitando deslocamentos para os grandes centros.

Em 2010, o Cisamapi foi incluso na Lei 11.107, dos Consórcios Públicos, marco legal importante que permitiu segurança jurídica aos consorciados.

Localizado em Ponte Nova, na Macrorregião Leste do Sul, o Consórcio orgulha-se em colaborar com os municípios: Abre Campo, Acaiaca, Alvinópolis, Amparo do Serra, Barra Longa, Diogo de Vasconcelos, Dom Silvério, Guaraciaba, Jequeri, Oratórios, Piedade de Ponte Nova, Ponte Nova, Raul Soares, Rio Casca, Rio Doce, Santa Cruz do Escalvado, Santo Antônio do Grama, São José do Goiabal, São Pedro dos Ferros, Sem Peixe e Urucânia.

Serviços

O órgão dispõe de um corpo clínico formado por médicos e profissionais de diversas áreas, que oferecem atendimento humanizado. Para ser atendido, o cidadão deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência. Caso seja constatada a necessidade de consulta ou exame especializado, o encaminhamento será feito pela Secretaria Municipal de Saúde do seu município, de forma on-line.

O Cisamapi é consolidado como instrumento valioso de cooperação, tornando-se referência em saúde pública na região, com mais de 144 mil consultas especializadas, por meio de 43 médicos especializados, que atendem nas unidades de saúde, em Ponte Nova e Rio Casca.

O órgão realiza consultas especializadas em cardiologia, oftalmologia, dermatologia, neurologia, mastologia, psiquiatria e proctologia. Além disso, oferece exames de apoio: teste ergométrico, ultrassonografias, ecocardiograma, eletroencefalograma, endoscopia e retrossimoindoscopia. Ao todo, em 28 anos, a entidade realizou mais de ... consultas especializadas.

Vários procedimentos ambulatoriais e cirúrgicos são terceirizados em hospitais e clínicas, atendendo a demanda dos municípios: exames anatomopatológicos, curva diária de pressão ocular, tonometria, gonioscopia, cirurgia de pterígio, facectomia com implantação de lente intraocular (cataratas), propedêutica de glaucoma tomografias, ressonância magnética e densitometria óssea.

O Cisamapi já dispõe de sala de raio-x bem estruturada, com a capacidade de realizar 90 procedimentos por dia. Além de dois técnicos em raio-x cedidos pela Prefeitura de Ponte Nova, o Consórcio contratou profissionais em radiologia para ampliar o atendimento.

Também foi instalado o Sistema de Telediagnóstico em Radiologia do Grupo PRN Serviços de Radiologia para ofertar - 24 horas por dia - laudos rápidos e suporte para os médicos solicitantes.

Há ainda um espaço para testes ergométricos, com sala mais ampla, possibilitando mais conforto e comodidades para os pacientes e profissionais de saúde.

Ademais, o órgão ampliou a oferta de testes, com o trabalho de dois médicos, o que possibilita a capacidade de 100 exames por mês.

O fortalecimento do Cisamapi é possível graças à união das prefeituras com as secretarias municipais de saúde e ao apoio constante recebido do Governo de Minas Gerais!