Grupo de Gestantes de Santa Cruz do Escalvado

A nutricionista Flaviana Granato Pimenta, conversou com as gestantes sobre Alimentação Saudável nesta fase da vida, assim como o ganho de peso esperado em cada período e esclareceu algumas dúvidas sobre esse tema. A gestação é uma das fases mais importantes da vida da mulher e uma alimentação saudável e balanceada desempenham uma importante função neste processo com repercussões para a mãe e o bebê.
Durante a gestação, ocorrem várias modificações no organismo materno, que têm a finalidade de promover o crescimento e desenvolvimento do feto e garantir a saúde da gestante para que, ao final da gravidez, ela se encontre apta para o processo de lactação. A alimentação tem um papel fundamental durante a gestação e o puerpério, pois as necessidades nutricionais aumentam neste período e a principal fonte de nutrientes para o feto é aquela proveniente da alimentação materna.O ganho de peso deve ser controlado e monitorado para prevenir complicações no parto e garantir a boa saúde e peso ideal do bebê ao nascimento. Em geral, o ganho de peso deve ser de 9 a 12 kg durante a gestação, com um ganho no primeiro trimestre variando de 900 a 2200g e a cada semana posterior de aproximadamente 400g. Algumas gestantes, principalmente aquelas com enjôos e vômitos frequentes, podem ter baixo ganho de peso no primeiro trimestre.