Teste Ergométrico

CISAMAPI adquire equipamentos para melhoria de atendimento em 2015
Com o objetivo de ampliar e aperfeiçoar os serviços prestados à população da região de Ponte Nova, o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião do Vale do Piranga – CISAMAPI, adquire um novo software para realização de Teste Ergométrico, com recurso próprio.
O que é o TESTE ERGOMÉTRICO, pra que serve?
O teste ergométrico (também chamado teste de esforço) é um teste que mede a frequência, o ritmo cardíaco, a pressão arterial e outros parâmetros cardiológicos durante um esforço físico gradualmente crescente feito por caminhar ou correr numa esteira rolante ou numa bicicleta ergométrica. Ao mesmo tempo, observam-se os sinais e sintomas que surgem durante e após o esforço. O teste deve ser acompanhado de um eletrocardiograma contínuo, gravado em computador, que registra o funcionamento do coração nas diversas etapas do exame.
Assim, o teste serve para avaliação da capacidade cardiovascular quando o indivíduo é submetido a esforços e para ajudar no diagnóstico de algumas anomalias cardíacas.
Por meio do teste ergométrico é possível diagnosticar várias anormalidades, como doença arterial coronariana e alterações da capacidade funcional respiratória, além de detectar eventuais arritmias, anormalidades da pressão arterial e isquemiamiocárdica. Ele pode, também, avaliar os eventuais sintomas que podem acompanhar o surgimento de sopros, sinais de falência ventricular esquerda e fazer a avaliação funcional de doença cardíaca já conhecida, bem como orientar a prescrição de exercícios físicos em pessoas doentes ou sadias.
COMO É REALIZADO O TESTE ERGOMÉTRICO?
Dez eletrodos são colocados no tórax do paciente para que seja registrado o eletrocardiograma durante o exame. A seguir, o paciente é colocado numa esteira rolante ou numa bicicleta ergométrica, iniciando o exercício de andar, correr ou pedalar,. Os movimentos devem começar lentamente e serem aumentados aos poucos até atingir seu máximo programado, sendo desacelerados aos poucos. O exame deverá ser interrompido caso o paciente apresente grande cansaço, alterações do ritmo cardíaco ou sintomas de anormalidades cardiovasculares.
Como deve ser o preparo para o exame?
- O teste ergométrico deve ser feito com traje adequado (roupas leves e tênis)
- Após o banho no dia do exame, não utilizar creme, pomada ou gel que possa prejudicar a sensibilidade dos eletrodos que serão colocados para colher o eletrocardiograma.
- Não fumar duas horas antes e uma hora após o exame.
- Observar uma dieta leve uma hora antes do exame.
- O profissional deve aconselhar a manutenção ou suspensão da medicação que o paciente esteja usando.
- Se o paciente tiver muitos pelos no tórax deve depilar-se para a melhor efetividade dos eletrodos.
Após o teste, o paciente deve evitar expor o tórax desprotegido ao sol nas 72 horas que se seguem ao exame, pois pode surgir irritação da pele, devido ao uso de gel no local da colocação dos eletrodos.