• quinta-feira, 23 de janeiro de 2025
  • Geral

Transporte eletivo: servidores dos municípios designados recebem treinamento no Cisamapi

Transporte eletivo: servidores dos municípios designados recebem treinamento no Cisamapi

Transporte eletivo: servidores dos municípios designados recebem treinamento no Cisamapi

Os servidores dos municípios designados para auxiliar e monitorar as necessidades dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), durante a realização do transporte eletivo em saúde, receberam treinamento na sala de reunião do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião do Vale do Piranga (Cisamapi). A capacitação foi realizada no dia 7 de janeiro.

Participaram do treinamento o presidente do Cisamapi e prefeito de Sem Peixe, Eder Elói Alves Pena; a secretária executiva, Maria Regina Carvalho; o gerente de transportes do consórcio, José Francisco; e a diretora assistencial do órgão, Viviane Cordeiro. Além disso, estavam presentes representantes dos municípios de: Alvinópolis, Dom Silvério, Guaraciaba, Sem Peixe, Barra Longa, Piedade de Ponte Nova, Rio Doce, São Pedro dos Ferros e Oratórios.

A servidora Maria Regina apresentou a Resolução nº 030/2024 sobre o Transporte Eletivo em Saúde, comentando as normas do sistema, especialmente, quanto ao atendimento das finalidades do sistema e suas vedações. E foi informado que o acompanhamento e a avaliação do sistema regional de transporte eletivo em saúde será realizado quadrimestralmente pela Superintendência Regional de Saúde de Ponte Nova, mediante análise dos seguintes indicadores, como: quociente de utilização dos assentos dos veículos do transporte; taxa de ocupação dos veículos; e satisfação do usuário.

Para quem estiver na linha de frente do transporte, o colaborador José Francisco falou das atividades a serem desempenhadas dos auxiliares, durante o trajeto, com destaque para o acolhimento aos pacientes e limpeza do veículo.

De acordo com a diretora, Viviane Cordeiro, é necessário ter atenção ao verificar no comprovante de agendamento em qual local será realizado o atendimento, pois vários pacientes são direcionados ao Cisamapi. A funcionária também comentou sobre a necessidade de se verificar diariamente na recepção do consórcio se há medicamentos e os resultados de exames dos pacientes, do município de origem.

Galeria de fotos