Visa-CIS promove encontros para dialogar sobre o papel da Vigilância Sanitária no município de Pedra do Anta (MG)
A equipe de Vigilância Sanitária do Cisamapi (Visa-CIS) esteve, na última quinta-feira (16), no município de Pedra do Anta (MG). Com a presença de representantes do Poder Executivo e Legislativo municipal, comerciantes, empreendedores e equipes de vigilância sanitária, o encontro promoveu uma série de atividades voltadas à promoção da saúde pública e ao fortalecimento do comércio local.
A convite da coordenadora municipal de Vigilância em Saúde, Cristina Maria de Souza Silva, e da fiscal sanitária Letícia Carolina, a equipe do Visa-CIS realizou palestras e reuniões com o objetivo de evidenciar o papel da Vigilância Sanitária na garantia da qualidade dos serviços e produtos ofertados à população. Com o tema “Comércio seguro: como a Vigilância Sanitária fortalece o seu empreendimento e garante a saúde da população”, foram apresentadas orientações sobre boas práticas, documentação necessária para obtenção do alvará sanitário e a importância de seguir as normas legais estabelecidas.
A apresentação foi conduzida por Rúbia Barros Contarini, referência técnica em Serviços de Saúde e Serviços de Interesse da Saúde, com apoio dos demais técnicos do Visa-CIS: Elis Machado Rodrigues, Desirrê Morais Dias, Flaviana Granato Pimenta e Felipe de Castro Santana. O encontro foi marcado pela participação e diálogo entre os presentes, que tiraram dúvidas e apresentaram sugestões.
Em paralelo, a coordenadora do Visa-CIS, Érica de Santana Faustino, junto ao assistente administrativo Almiro Luna Xavier e à referência técnica em Normas e Regulamentos de Vigilância Sanitária Aline Gonçalves Braga, participou de uma reunião administrativa na Prefeitura de Pedra do Anta.
Com a presença do prefeito Eduardo José Viana, do secretário de Saúde João Batista Viana Júnior, e das representantes da Vigilância Sanitária municipal, o encontro tratou sobre a revisão e o aperfeiçoamento do Código Sanitário municipal. A iniciativa busca adequar o documento à realidade local e fortalecer as ações de prevenção e promoção da saúde.
Em sua fala, a coordenadora do Visa-CIS destacou que a Vigilância Sanitária deve ser vista como uma parceira dos comerciantes e da população, ao contribuir com a credibilidade dos empreendimentos e o fortalecimento da economia do município. O prefeito e o secretário de Saúde reafirmaram o compromisso de apoiar as ações do setor.
O encontro foi encerrado com o compromisso mútuo de manter o diálogo entre as instituições e de desenvolver ações que promovam saúde e desenvolvimento à população.
Acesso à Informação

28/10/2025
28/10/2025
15/09/2025
10/09/2025
05/09/2025