CISAMAPI mobiliza reunião com hospitais para solucionar filas de espera dos municípios consorciados

CISAMAPI mobiliza reunião com hospitais para solucionar filas de espera dos municípios consorciados
A demanda reprimida dos municípios consorciados em procedimentos e cirurgias eletivas, principalmente ortopedia e angiologia, foi o foco de uma reunião mobilizada pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião do Vale do Piranga (CISAMAPI). O encontro, realizado no ultimo dia 08 de maio, contou com a presença do presidente do Consórcio e prefeito de Rio Doce, da secretária executiva, , e do assessor jurídico do consórcio, além de representantes da Irmandade do Hospital de Nossa Senhora das Dores, do Hospital Arnaldo Gavazza Filho e da assessora da Secretaria de Saúde de Amparo do Serra.
Visando buscar, em conjunto, uma solução diante da dificuldade dos municípios na realização desses procedimentos, o assessor jurídico do CISAMAPI, apontou como alternativa a elaboração de um processo licitatório, na modalidade de registro de preços. Dessa forma, ele explicou, "os municípios têm a possibilidade de empenhar um valor pré-definido para realizar um procedimento e o pagamento pode ser feito diretamente ao hospital."
Na oportunidade, os representantes dos hospitais enumeraram algumas dificuldades vividas pelas instituições de saúde. Dentre elas estão a falta de capacidade para expansão de alguns atendimentos devido à limitação do serviço médico, a insuficiência de leitos e o valor de tabela a ser contratado.
Como resultado da reunião, ficou acordado o prazo até 15 de maio para que a equipe dos hospitais se reúna para discutir a situação e apresente uma resposta às solicitações do Consórcio. "Pedimos a eles o máximo de empenho e agilidade para que possamos solucionar essas demanda de cirurgias em nossos municípios”, enfatizou o presidente do CISAMAPI, Silvério Joaquim da Luz.