• quarta-feira, 10 de setembro de 2025
  • Geral

CISAMAPI realiza ações de UBV pesado em todo território por meio de descentralização do Governo de Minas

CISAMAPI realiza ações de UBV pesado em todo território por meio de descentralização do Governo de Minas

Desde fevereiro de 2025, o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião do Vale do Piranga (CISAMAPI) vem realizando atendimentos relacionados ao enfrentamento das arboviroses (dengue, zika e chikungunya) nos   30 municípios das microrregiões de Ponte Nova e Viçosa. 

Isso se dá por meio da Resolução da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) nº 9.590, de 19 de junho de 2024, que repassou ao Consórcio o montante de R$ 1.020.000,00, destinado à execução da estratégia continuada de descentralização da aplicação espacial de adulticida a Ultra Baixo Volume (UBV-Veicular) para controle do Aedes aegypti. 

No período de 17 de fevereiro a 20 de maio de 2025, como resposta eficiente à situação de epidemia no território, foram realizados doze atendimentos de UBV-Veicular em dez municípios, sendo: dois atendimentos nos municípios de Acaiaca, Ponte Nova e Rio Doce (cada); e um atendimento em Alvinópolis, Porto Firme, Jequeri, Dom Silvério, Rio Casca e Santo Antônio do Grama (cada). 

“O objetivo da ação descentralizada foi aumentar a cobertura de municípios em tempo hábil, por meio de empresa contratada pelo consórcio para o controle do mosquito”, explicou a secretária-executiva do CISAMAPI, Maria Regina de Carvalho. 

Todo o processo de liberação do UBV segue orientações da Nota Técnica nº 1, elaborada pela Coordenação Estadual de Vigilância das Arboviroses e Controle Vetorial (CEVARB-CV), que considera padronizar as ações de controle vetorial no estado de Minas Gerais. Vale destacar que toda a tramitação passa pelo Comitê Regional de Enfrentamento das Arboviroses (CREA), composto por membros da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Ponte Nova e do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (COSEMS-Ponte Nova), seguindo para aprovação final do nível central da SES-MG, com base nos critérios estabelecidos.

Texto: Tarsis Murad / URS Ponte Nova

Galeria de fotos