CISAMAPI realiza ações de UBV pesado em todo território por meio de descentralização do Governo de Minas

Desde fevereiro de 2025, o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião do Vale do Piranga (CISAMAPI) vem realizando atendimentos relacionados ao enfrentamento das arboviroses (dengue, zika e chikungunya) nos 30 municípios das microrregiões de Ponte Nova e Viçosa.
Isso se dá por meio da Resolução da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) nº 9.590, de 19 de junho de 2024, que repassou ao Consórcio o montante de R$ 1.020.000,00, destinado à execução da estratégia continuada de descentralização da aplicação espacial de adulticida a Ultra Baixo Volume (UBV-Veicular) para controle do Aedes aegypti.
No período de 17 de fevereiro a 20 de maio de 2025, como resposta eficiente à situação de epidemia no território, foram realizados doze atendimentos de UBV-Veicular em dez municípios, sendo: dois atendimentos nos municípios de Acaiaca, Ponte Nova e Rio Doce (cada); e um atendimento em Alvinópolis, Porto Firme, Jequeri, Dom Silvério, Rio Casca e Santo Antônio do Grama (cada).
“O objetivo da ação descentralizada foi aumentar a cobertura de municípios em tempo hábil, por meio de empresa contratada pelo consórcio para o controle do mosquito”, explicou a secretária-executiva do CISAMAPI, Maria Regina de Carvalho.
Todo o processo de liberação do UBV segue orientações da Nota Técnica nº 1, elaborada pela Coordenação Estadual de Vigilância das Arboviroses e Controle Vetorial (CEVARB-CV), que considera padronizar as ações de controle vetorial no estado de Minas Gerais. Vale destacar que toda a tramitação passa pelo Comitê Regional de Enfrentamento das Arboviroses (CREA), composto por membros da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Ponte Nova e do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (COSEMS-Ponte Nova), seguindo para aprovação final do nível central da SES-MG, com base nos critérios estabelecidos.
Texto: Tarsis Murad / URS Ponte Nova