• sábado, 2 de fevereiro de 2019
  • Geral

CISAMAPI - CENTRO DE REFERENCIA EM GLAUCOMA - PROMOVE AULA SOBRE A DOENÇA

CISAMAPI  - CENTRO DE REFERENCIA  EM  GLAUCOMA -  PROMOVE   AULA  SOBRE  A DOENÇA

CISAMAPI - CENTRO DE REFERENCIA EM GLAUCOMA - PROMOVE AULA SOBRE A DOENÇA

Em  reunião com o conselho de Secretários de Saúde e farmacêuticos  realizada  no   dia  16  de setembro  de 2015, no auditório do Sindicato Rural o oftalmologista e especialista em glaucoma, Eduardo Mansur, fez uma apresentação  sobre o  Glaucoma. A doença é a causa  mais comum de cegueira irreversível no mundo e atinge cerca de 2% dos brasileiros. 
    Silenciosa e irreversível,  sua principal característica é a perda da visão periférica e evolui para a perda total da visão em casos avançados da doença. O risco aumenta principalmente em casos de idade avançada ( acima de 40 anos), etnia negra e pessoas  com histórico familiar da doença.
    Por se tratar de uma doença que  afeta a visão de forma lenta e raramente apresenta sintomas até estágios avançados,  o  Dr.  Eduardo aconselha que “ a melhor forma de se prevenir a perda visual é fazer consulta  oftalmológica uma vez por ano  para  diagnosticar a doença no  início, podendo assim evitar sua progressão. É uma doença que não tem cura, mas existe tratamento para evitar a evolução.” A rapidez no atendimento é fundamental, e vai influir no resultado final do tratamento. 
    O CISAMAPI está credenciado pelo Ministério  de Saúde como Centro de referencia  em Glaucoma , ficando   responsável  em   acompanhar o tratamento dos portadores da doença. Este é feito por meio de  consultas, exames  e  entrega de colírios. O acesso ao medicamento é gratuito. Colírios para o tratamento de glaucoma podem custar até 120 reais apenas uma droga, e que dura 1 mês. Estas são de uso contínuo e existem pacientes que utilizam até 3 drogas.
    O credenciamento do CISAMAPI  como Centro de Referência em Glaucoma possibilita que,  ao ser diagnosticado o glaucoma,  o paciente  tenha acesso aos medicamentos e  atendimento  periodicamente garantido,   com dias marcados no próprio serviço,  longe de filas de esperas. “O que foi um ganho para a população da região , importantíssimo  serviço por  se tratar de uma doença,  que vai comprometendo a visão e pode levar à cegueira.”  Comenta  Regina, secretária executiva.
     Foi informado  aos presentes na reunião o número de pacientes  em tratamento no consorcio atualmente e solicitou-se aos gestores que  estimem uma meta para 2016, considerando a prevalência da doença de 2%  da população.
    A Gleiciane ,   enfermeira  do CISAMAPI,  fala da importância de  orientar bem os pacientes para a correta aplicação dos colírios, pois é preciso da cumplicidade e  da fidelidade  do paciente para o   sucesso tratamento. 
    Além dos secretários estavam presentes farmacêuticos, enfermeiros,  agendadores  dos municípios   consorciados,  técnicos do  Consórcio Intermunicipal de Saúde  da Microrregião de Viçosa (CISMIV)  e  representantes da  Superintendência Regional de Saúde.

Galeria de fotos