19/08/2019 às 21h48min - Atualizada em 19/08/2019 às 21h48min

CISAMAPI faz parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Ponte Nova e Centro de Referência de Tuberculose, atendendo a 21 municípios

Para otimizar e  levar o serviço mais próximo do paciente, o Luiz Lazarino, sob a supervisão do farmacêutico Diego Lucas Teixeira Vieira,  realiza  na Unidade Assistencial  do CISAMAPI, em Rio Casca,  o Teste Tuberculínico Intradérmico (PPD) que consiste na inoculação Intradérmica de um derivado proteico do M. Tuberculosis (PPD) para medir a resposta imune celular a estes antígenos.
Além disso, o CISAMAPI passa a disponibilizar semanalmente um carro para realizar o transporte de amostras de escarro oriundas do Laboratório Central de Ponte Nova (que recebe amostras de todos os municípios da microrregião) para realização do teste rápido molecular para tuberculose (TRM-TB) no laboratório da FUNED em Juiz de Fora. Um teste automatizado, simples, rápido e de fácil execução.  
Com a utilização do teste espera-se um aumento na confirmação laboratorial dos casos de tuberculose e início rápido do tratamento dos casos de tuberculose pulmonar. 
 Com o início rápido do tratamento convencional e identificação precoce da resistência a medicamentos, além da diminuição no número de casos tratados sem confirmação laboratorial, espera-se redução da transmissibilidade, da morbidade e da mortalidade por tuberculose.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »