02/02/2019 às 20h08min - Atualizada em 02/02/2019 às 20h08min

Através de convênio com o Estado, CISAMAPI adquire nova esteira ergométrica

Visando a qualidade e segurança dos serviços prestados à população da região de Ponte Nova, o CISAMAPI adquiriu recentemente uma moderna esteira ergométrica, adequada ao sistema e certificada pela norma vigente. O novo equipamento foi adquirido através de convênio celebrado entre o Consórcio e a Secretaria de Estado da Saúde do Governo de Minas.

O que é o Teste Ergométrico, para que serve?

O teste ergométrico (também chamado teste de esforço) é um teste que mede a frequência, o ritmo cardíaco, a pressão arterial e outros parâmetros cardiológicos durante um esforço físico gradualmente crescente feito por caminhar ou correr numa esteira rolante ou numa bicicleta ergométrica. Ao mesmo tempo, observam-se os sinais e sintomas que surgem durante e após o esforço. O teste deve ser acompanhado de um eletrocardiograma contínuo, gravado em computador, que registra o funcionamento do coração nas diversas etapas do exame.

Assim, o teste serve para avaliação da capacidade cardiovascular quando o indivíduo é submetido a esforços e para ajudar no diagnóstico de algumas anomalias cardíacas.

Por meio do teste ergométrico é possível diagnosticar várias anormalidades, como doença arterial coronariana e alterações da capacidade funcional respiratória, além de detectar eventuais arritmias, anormalidades da pressão arterial e isquemia miocárdica. Ele pode, também, avaliar os eventuais sintomas que podem acompanhar o surgimento de sopros, sinais de falência ventricular esquerda e fazer a avaliação funcional de doença cardíaca já conhecida, bem como orientar a prescrição de exercícios físicos em pessoas doentes ou sadias.

Como é realizado o Teste Ergométrico:

Dez eletrodos são colocados no tórax do paciente para que seja registrado o eletrocardiograma durante o exame. A seguir, o paciente é colocado numa esteira rolante ou numa bicicleta ergométrica, iniciando o exercício de andar, correr ou pedalar,. Os movimentos devem começar lentamente e serem aumentados aos poucos até atingir seu máximo programado, sendo desacelerados aos poucos. O exame deverá ser interrompido caso o paciente apresente grande cansaço, alterações do ritmo cardíaco ou sintomas de anormalidades cardiovasculares.

Como deve ser o preparo para o exame?

O teste ergométrico deve ser feito com traje adequado (roupas leves e tênis). Após o banho no dia do exame, não utilizar creme, pomada ou gel que possa prejudicar a sensibilidade dos eletrodos que serão colocados para colher o eletrocardiograma.

Não fumar duas horas antes e uma hora após o exame.

Observar uma dieta leve uma hora antes do exame.

O profissional deve aconselhar a manutenção ou suspensão da medicação que o paciente esteja usando.

Se o paciente tiver muitos pelos no tórax deve depilar-se para a melhor efetividade dos eletrodos.

Após o teste, o paciente deve evitar expor o tórax desprotegido ao sol nas 72 horas que se seguem ao exame, pois pode surgir irritação da pele, devido ao uso de gel no local da colocação dos eletrodos.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »