O que é o humaniza-cis
É um projeto que surgiu da vontade de revitalizar o Serviço de Humanização do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Piranga – CISAMAPI. O HUMANIZA CIS quer integrar o público (pacientes, acompanhantes e afins) ao CISAMAPI (servidores e colaboradores) de forma a tornar o nosso serviço mais humano com qualidade e de relevância regional.

O que é humanização
Humanização significa humanizar, tornar humano, dar condição humana a alguma ação ou atitude, humanar. Também quer dizer ser benévolo, afável, tratável. É realizar qualquer ato considerando o ser humano como um ser único e complexo, onde está inerente o respeito e a compaixão para com o outro (FERREIRA, 2009).
O conceito de humanização das ações e práticas de atenção à saúde está em discussão no mundo há muitas décadas, mas nos últimos anos, vem ganhando destaque na literatura científica e em pesquisas voltadas as ciências da saúde. Durante os séculos XIX e XX, ocorreram muitos avanços tecnológicos que passaram a ser aplicados na área da saúde, em todos os níveis de atenção, desde a prevenção, controle de morbidades e comorbidades, que está relacionada ao avanço das doenças, no tratamento dentro dos hospitais, ou na reabilitação (GOULART; CHIARI, 2010).
Humanizar é se colocar no lugar do próximo, é ajudar sem esperar nada em troca, é se doar para o bem comum.

Humanização na área da saúde publica
A humanização é descrita, no campo da saúde, como uma aposta ético-estético-política. É uma aposta ética porque envolve a atitude de usuários, gestores e profissionais de saúde comprometidos e corresponsáveis. É estética porque se refere ao processo de produção da saúde e de subjetividades autônomas e protagonistas. E é política porque está associada à organização social e institucional das práticas de atenção e gestão na rede do SUS.


 

Link
Comentários »