contato@cisamapi.mg.gov.br

Reunião de Mediação Sanitária

Com o objetivo de analisar a efetividade das políticas de saúde em municípios mineiros, foi criado, pelo Ministério Público de Minas Gerais, em parceria com a Defensoria Pública do Estado e a Secretaria de Estado de Saúde, o projeto “Mediação Sanitária: direito, saúde e cidadania”.

A intenção do projeto é mobilizar equipes compostas por promotores de Justiça, defensores públicos e servidores das instituições envolvidas para enfrentar as complexas demandas de saúde, a fim de garantir  o acesso  às  políticas públicas universais, integrais e igualitárias do Sistema Único de Saúde (SUS).

Ocorreu  em Ponte Nova  uma reunião  da Mediação Sanitária  como   que foi dirigida pelo  promotor de Justiça Gilmar de Assis, coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde (CAO Saúde)......... um espaço de diálogo com os diversos órgãos que atuam na área da saúde da Microrregião de Ponte Nova   para que possam discutir conjuntamente a problemática da Saúde na região e apontar soluções e caminhos , como por exemplo, a atenção às urgências.

Participaram da reunião representantes da SES-MG, da Superintendência Regional de Saúde de Ponte Nova, do Ministério Público Estadual, Prefeitos e  Secretários da Microrregião de Ponte Nova , representantes dos Hospital   Arnaldo Gavazza Filho e Hospital Nossa Senhora das dores.

Houve encaminhamento de documentações, para saber exatamente qual o tamanho da crise que vive o HNSD e as razões que levaram sua mesa diretora anunciar o fim do atendimento materno-infantil.